Pages

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Profissão Catador: Encontro com o Coordenador do Projeto Primar encaminhou questões sobre a confecção de vassouras ecológicas nas associações de catadores de Cruz Alta

Nesta quinta-feira, dia 14 de novembro, a equipe do Projeto Profissão Catador: Uma proposta de fortalecimento da organização social e econômica de catadores de materiais recicláveis a partir da confecção de vassouras ecológicas, executado pela Universidade de Cruz Alta e integrante da rede de parceria social do Estado Rio Grande do Sul, recebeu na central do projeto na Unicruz Centro, o Coordenador do Projeto Primar da Associação dos Amigos do Meio Ambiente de Guaíba, Jarbas Teixeira da Cruz, que explicou o objetivo da visita a Cruz Alta. “Estamos visitando as 6 universidades inseridas no projeto de reciclagem do pet, para que possamos trocar ideias sobre o andamento deste processo de criação e produção das vassouras ecológicas”, conta. Ele ainda relata que o papel social deste projeto visa gerar trabalho e renda para um grupo social de catadores que necessitam de muita atenção. “Saio deste encontro muito satisfeito, pois a Unicruz e a sua equipe multidisciplinar estão trabalhando para que tudo continue dando certo”, salienta. A Coordenadora do projeto em Cruz Alta, Professora Isadora Virgolin, destaca a importância desta relação da Unicruz com a rede de parceria social. “O projeto das vassouras ecológicas foi aprovado através de um edital público, onde conseguimos recurso para executar a ideia da confecção das vassouras e consequentemente geração de trabalho e renda”. Ela ainda relata que através da rede de parceria esta sendo possível estabelecer um vínculo com outras instituições, no sentido de trocar informações sobre a tecnologia social que esta sendo desenvolvida para o aprimoramento do trabalho no projeto.
Isadora finaliza dizendo que a reunião de hoje serviu para alinhar a equipe em prol de um propósito social. “Não queremos competir com o mercado, pois o objetivo do projeto é mobilizar, organizar e gerar trabalho e renda aos catadores, através da confecção de vassouras Pets, chamando a atenção da comunidade sobre a importância da aquisição de um produto sustentável que gerou trabalho coletivo, renda e contribuição ao meio ambiente”, comenta. A iniciativa tem como parceiro o Curso de Arquitetura da Universidade de Cruz Alta, através da Coordenação do Professor Claudio Mello, que juntamente com os alunos e o empresário Gustavo Massuti, estão construindo o projeto de vassouras ecológicas que tenham o peso e medidas ideais para o desenvolvimento dos trabalhos. O projeto Profissão Catador: Uma proposta de fortalecimento da organização social e econômica esta em fase de desenvolvimento e será executado junto as associações de catadores de Cruz Alta, onde os trabalhadores terão a disposição maquinas para a confecção de vassouras ecológicas de Pets.






Matéria: Jornalista Diones Biagini (Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador). Fotos: Mirian Etgs (Assessoria do Projeto Primar).

Nenhum comentário :

Postar um comentário