Pages

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Profissão Catador: Diretora Estadual de Economia Solidária visita as associações do projeto

Na tarde do último sábado, dia 09 de novembro, a equipe do Projeto Profissão Catador patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania e executado pela Universidade de Cruz Alta em parceria com o poder público local, recebeu na central do projeto na Unicruz Centro, a Diretora da Secretaria Estadual de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Nelsa Fabian Nespolo, a qual realizou visita na Associação do Bairro dos Funcionários, Acelino Flores e Jardim Primavera 2, que será inaugurada em breve. 

Segundo a representante do Governo do Estado, Nelsa Nespolo, as Associações de catadores de Cruz Alta possuem uma ótima estrutura, através da Unicruz, Petrobras e Prefeitura Municipal de Cruz Alta e isso proporciona suporte para a organização do trabalho de reciclagem. “É fácil perceber o sorriso no rosto de cada catador. Cruz Alta esta de parabéns por ser referência regional na destinação dos resíduos sólidos e beneficiamento de recicláveis”, destaca. 

Na oportunidade a diretora da Sesampe, aproveitou o momento para divulgar no 1º Feirão da Solidariedade, o trabalho da Secretaria, no âmbito da cadeia produtiva do PET. “Atuam no Rio Grande do Sul, mais de 135 cooperativas e associações de catadores, que coletam, reciclam e prensam as garrafas. São recolhidas do meio ambiente, mensalmente, mil toneladas de garrafas plásticas. Nesta fase do projeto estão envolvidos mais de 2.079 trabalhadores, onde são encaminhadas para os três primeiros polos instalados em Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo e Jaguarão”, conta Nelsa.

Ela ainda relata que na Coopertêxtil, em Minas Gerais, cerca de 300 trabalhadores transformam a fibra, proveniente da Coopima, no Uruguai, em fio. “O tecido produzido dentro da Cadeia Solidária Binacional do PET esta sendo utilizado para confecção de sacolas, camisetas, cortinas, calçados e mochilas, entre outros artefatos” diz.










Matéria e fotos: Jornalista Diones Biagini (Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania). 

Nenhum comentário :

Postar um comentário