Pages

terça-feira, 19 de junho de 2012

Símbolos de reciclagem


Há inúmeros símbolos de reciclagem diferentes utilizados em produtos que vão desde o papelão ondulado (ou corrugado) até o vidro, mas os símbolos dos produtos de plástico são mais difíceis de entender. Os símbolos não significam necessariamente que o produto é reciclável - apenas identificam o tipo de plástico do qual o produto é feito.
 01 PET ou PETE (tereftalato de polietileno) - Provavelmente o rótulo de plástico mais comum, encontrado em embalagens de refrigerantes e garrafas de água. O material pode ser facilmente reciclado em forro e fibras do tapete.
02 PEAD (polietileno de alta densidade) - Usado para garrafas de leite, frascos de shampoo, garrafas de produtos domésticos, e forros de caixa de cereal. É geralmente reciclado em produtos como carpetes, pisos vinílicos ou garrafas de detergente.
03 PVC (policloreto de vinila) - Embalagens de alimentos e outros, de cor clara e translúcida, como garrafas de produtos de limpeza. e limpeza. Este material não é facilmente reciclado, e sua produção é muito ruim para o meio ambiente porque libera toxinas prejudiciais.
04 PEBD (polietileno de baixa densidade) - Este é o segundo mais comum dos rótulos plásticos, e é encontrado em sacolas plásticas e embalagens de comida congelada. Se aceito, ele pode ser reciclado em produtos como embalagens padronizadas de acondicionamento de lixo.
 
05 PP (polipropleno) - Esse plástico não é amplamente aceito para a reciclagem e é usado para tampas de garrafa, canudinhos, embalagens para alimentos e frascos de medicamentos. Por ser mais duro e mais resistente ao calor que os outros plásticos, quando é aceito para reciclagem pode ser aplicado em escovas, vassouras ou raspadores de gelo.
06 PS (poliestireno) - Encontrado em caixas de CD, caixas de ovos, pratos de plástico e utensílios de poliestireno é muito mais difícil de reciclar. Se for aceito, o material pode ser feito em isolamento e materiais de reciclagem.
 
07 OUTROS - Esse rótulo ambíguo é para todos os plásticos que não se enquadram em nenhuma dessas outras categorias anteriores
 
 


Símbolos específicos para alumínio, papel, plástico e vidro são bem comuns. Existe também símbolos relacionados à campanhas anti-littering, que visam chamar a atenção pra coisa mais básica do mundo: jogar o lixo, no lixo. Esses são mais usados em embalagens de produtos com vida útil curta e que compramos quando estamos "na rua", como latas e garrafinhas de refrigerante, papéis, etc.
 


2 comentários :