Pages

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Brincadeiras Infantis


No mês das crianças, nesta data tão especial, que tal comemorar de um jeito diferente? A sugestão é promover um dia de muitas brincadeiras, juntos em família e com amigos confeccionando os próprios brinquedos.

Trazemos 21 sugestões de joguinhos e brincadeiras que podem ser feitos com materiais que temos em casa, muitos deles descartáveis.

 Um bom uso para todas aquelas meias sem par: joguinho de peca o peixe na vara, um bom ímã na ponta do cordão; as meias recheadas com objeto metálico na “boca” do peixe, adornados com fitinhas coloridas e botões... tempo cronometrado: quem fisgará mais peixinhos?

 
 

Mini-golfe: Bastão: cabo e uma embalagem plástica fixada na ponta, deve-se utilizar fita adesiva. Os buracos podem ser feitos com embalagens plásticas ou outro material disponível, fixado ao chão.

 

Esta sugestão é super prática: casinha de papelão desmontável. Podemos colorir, fazer janelas, mil e uma possibilidades!
 

 

E as tampinhas plásticas de vários produtos, cores e tamanhos? É só vazar e passar um fio pela abertura, finalizando com um nó bem seguro:

 

          Uma fita é tudo que se precisa para esta divertida brincadeira:

 
            Jogo de Damas: é só confeccionar o tabuleiro, as tampinhas serão as peças! Ótima opção para desenvolver o raciocínio:

 
Quem consegue a maior pontuação? Jogo de Arremesso... com uma fita adesiva, faz a marcação no chão. O objeto a ser lançado, pode ser um saquinho com sementes.
 
Jogo de Argola! Rolinho de papelão fixado sobre uma base plana e argolas, que podem ser feitas de vários materiais, como garrafas PET, só precisa envolvê-las, para que fiquem pesadas  suficiente para serem arremessadas:
 
Um grande papel desenhado, um lindo cenário para brincar com as miniaturas... pode-se ainda fazer prédios e casinhas com caixas de vários tamanhos, revesti-las e pintá-las.
 
Jogo da Memória: palitos de sorvete, papel e criatividade!
Que tal fazer uma surpresa para um grande desenhista? Reutilizando uma janela e algum trabalho, teremos uma mesinha apropriada para o artista!
 
           Na porta, um teatro de fantoches. Basta estender um tecido com janelinha! Mil e uma histórias serão contadas, para uma plateia atenta!
 
Bonecas magnetizadas. Uma bandeja metálica e bonequinhas impressas, coladas em manta magnética. Podem ser também desenhadas.
 
Rolinhos de papel, tintas, lápis, papel colorido. Muitos personagens surgirão:
 
        Joguinho educativo: Bandeja metálica e letrinhas magnéticas! As letrinhas podem ser recortadas de embalagens e serem coladas em manta magnética.
 
 
       Teatro de sombras: desenha-se o formato dos personagens, fixa um suporte para o manuseio dos bonecos, pendura-se um tecido, posiciona-se por trás do pano. Uma luz por trás de tudo, fará com que a sombra seja projetada e o espetáculo terá início.
 
Outra ideia legal, é desenvolver brincadeiras que estimulem a curiosidade científica, aqui, comprova-se a existência material de gases.
 
 
            Teatro de Fantoches, reutilizando-se meias:
 
 
        Casinhas adoráveis, por reutilização de caixas de cereais e outras embalagens similares:
 
 
 
        Catapulta: palito de picolé, borrachinhas:
 
 

       No final disto tudo, todos serão só sorrisos!

 

       Esperamos que possa desenvolver algumas destas atividades com suas crianças! Serão momentos inesquecíveis, de grandes descobertas de talentos e confraternização familiar.

 
FONTE: reciclagemjardinagemedecoracao.blogspot.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário