Pages

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Projeto recebe visita de militantes do Movimento Nacional dos Catadores

Na manhã desta quarta-feira, dia 03 de dezembro, a equipe do Projeto Profissão Catador II, recebeu a visita de dois militantes da Secretaria Estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Na sala de reuniões do projeto, na Unicruz Centro, foram apresentados para a equipe e coordenação, os princípios e objetivos do movimento, sua organização e estratégias da cadeia produtiva, através da reciclagem popular. 

No período da tarde, após terem escutado um relato da trajetória do projeto em Cruz Alta e região, os militantes do MNCR, visitaram a Associação do Bairro Jardim Primavera 2, onde realizaram um encontro informal, com os catadores daquele localidade, Acelino Flores e Funcionários. Além disso, os catadores de Tupanciretã e Salto do Jacuí puderam acompanhar a atividade que aproximou o grupo do movimento, em busca da criação de um comitê na região.

O militante do Movimento Nacional dos Catadores, Wilian Mendes, conta como percebeu o projeto em Cruz Alta, “existe um grupo de catadores que conquistaram um espaço de trabalho, onde são beneficiados por um projeto que avança bastante, num processo de busca pelos direitos dos trabalhadores, ao mesmo tempo, que existe alguns catadores que ainda não conseguiram enxergar, a partir desse processo de avanço da realidade deles”, disse. Nesse sentido, ele ainda explica de que forma o movimento pode contribuir com os catadores da região, “através das experiências adquiridas ao longo da sua atuação, organizando os catadores e instrumentalizando eles”, explica.

O também militante do MNCR, Fabrício Côrrea, percebeu que os catadores da região de Cruz Alta, querem se organizar enquanto movimento, através disso poderemos colaborar para organizar a coleta seletiva nos municípios, pois somente o catador organizado pode ser protagonista dessa história”, comenta.

A catadora do Bairro Jardim Primavera 2, Luciane Santos, relata que foi muito importante ter participado desse encontro informal, que apresentou e aproximou o Movimento Nacional dos Catadores de Cruz Alta e região, “Foi bom, pois os rapazes conseguiram fazer com que pudéssemos enxergar que com o grupo, cada vez mais unido e organizado, poderemos conseguir mais conquistas”, disse.

O Projeto Profissão Catador II, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental é executado pela Unicruz, conveniado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Governo Federal e conta com a parceria dos municípios de Cruz Alta, Salto do Jacuí, Júlio de Castilhos e Tupanciretã.











   Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador II

Nenhum comentário :

Postar um comentário