Pages

terça-feira, 18 de março de 2014

Coleta nas atividades do Carnaval 2014 se aproxima de uma tonelada

Os catadores do Projeto Profissão Catador, patrocinado pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras e executado pela Unicruz, em parceria com o poder executivo municipal, realizaram a coleta dos materiais recicláveis durante o Carnaval de Rua 2014, que aconteceu no último sábado e domingo, 15 e 16 de março, no Parque Integrado de Exposições. Nesta ação os catadores recolheram mais de 12 mil latinhas de bebidas, que totalizaram 273,1 quilos. Além das latas também foram recolhidos 50 quilos de garrafas pet, papelão e plásticos cristais. O total da coleta chegou a 323,1 quilos de materiais recicláveis.

O Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador, Diones Biagini, conta que durante as cinco noites de parceria com a LESCA e Secretaria de Cultura, durante os meses de janeiro, fevereiro e março, foram recolhidos 543,1 quilos de materiais recicláveis, “esse número resume a força destes eventos populares, que geraram trabalho e renda, superando a marca de meia tonelada de materiais recicláveis”, diz. 

Ele ainda conta que se esse número for somado aos materiais que foram arrecadados no Carnaval do Clube Arranca, os quilos chegam a 941, ou seja, somente no carnaval 2014, os catadores puderam recolher quase uma tonelada. A catadora do Bairro dos Funcionários, Odete Mello, diz que são nessas atividades que o trabalho fica cada vez mais reconhecido, “hoje em dia estamos sempre no jornal, no rádio e na TV e isso valoriza o nosso esforço”, relata. 

O Presidente das Escolas de Samba de Cruz Alta, Roni Max Amorim, disse que a parceria com o Projeto Profissão Catador, contemplou a todos, “o carnaval é fruto de diversas parcerias, pois uma andorinha só não faz verão”, comentou. O Secretário de Cultura e Turismo Júlio Ferrera, disse que o projeto esteve realizando um importantíssimo trabalho junto ao Carnaval, desde janeiro, “estamos com as portas abertas para os próximos eventos”, disse.

Participaram desta atividade as catadoras do Bairro dos Funcionários, Maria Amélia da Silva (Presidenta), Odete Mello e Clarisse Bastos. Representando o Bairro Acelino Flores, estiveram as catadoras Vera Lúcia Alves (Presidenta), Dirce Budke, Lidiane Jaques e Marcelli Conceição. A Empresa ANSUS, responsável pela Coleta Seletiva no município, foi parceira em todas as atividades do carnaval das Escolas de Samba de Cruz Alta. O caminhão da coleta fez o transporte dos resíduos sólidos dos eventos até as associações. 








      Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador




Nenhum comentário :

Postar um comentário