Pages

quinta-feira, 13 de março de 2014

Ações da Coleta Seletiva Solidária da Unicruz marcaram a semana

Esta semana foi intensa para a equipe da Coleta Seletiva Solidária da Universidade de Cruz Alta, que logo pela parte da tarde da última terça-feira, realizou uma reunião com os funcionários da limpeza no Salão Nobre da Unicruz Campus. A Coordenadora da CSS, Isadora Virgolin, disse que são os colaboradores da limpeza que acompanham a evolução do processo de educação ambiental, “eles fazem parte do cotidiano da comunidade acadêmica e por isso a importância desse diálogo mais próximo, neste momento de ampliação da coleta no campus”, diz.

O responsável pelo setor de limpeza da Unicruz, Paulo Pereira, relatou que se a separação for feita da maneira correta, os catadores terão o trabalho facilitado, “a coleta é coisa séria e gera boas consequências, por exemplo, tenho um familiar no Acelino Flores, que vive da reciclagem”, salientou durante a reunião.

Já na parte da noite a equipe seguiu suas atividades, com a primeira ação da CSS, nas salas de aulas, quando foi lançada oficialmente a ampliação da Coleta Seletiva no Campus da Unicruz. 

Segundo o Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador, Diones Biagini, foi feita uma interação rápida, divertida e produtiva com os alunos, “a equipe distribuiu materiais de conscientização e orientação, junto com o mascote da CSS, o Super Seletivo, a catadora Dirce Budke e a direção do DCE”, conta.

O Presidente do DCE, Guilherme Zanardo, disse que esse tipo de ação criativa dialoga muito bem com os estudantes, “somos parceiros da equipe da Coleta Seletiva Solidária e divulgamos para os estudantes o quanto é importante separar”, relata.

A Catadora do Bairro Acelino Flores, Dirce Budke, conta que tentou passar aos estudantes um pouco da sua experiência de vida enquanto catadora, “falei para mais de 40 alunos ao mesmo tempo, nunca tinha feito isso, foi muito bom ter participado dessa atividade junto a juventude”, diz.

As atividades continuaram na tarde da última quarta-feira, dia 12 de março, quando foi feita a segunda ação da coleta na sala de aula, onde os alunos puderam ter conhecimento sobre o projeto institucional da CSS da Unicruz.

Na ampliação da Coleta Seletiva Solidária, foram colocadas nas salas de aulas, mais de 200 lixeiras nas cores azul e laranja, com setas indicativas para o destino correto dos resíduos recicláveis e Biodegradáveis, além de 8 lixeiras específicas para o descarte da erva mate e borra de café e adesivos atrativos de conscientização.

A CSS - Coleta Seletiva Solidária na Universidade de Cruz Alta é um projeto do Programa Institucional de Bolsa e Extensão (PIBEX). Essa proposta é pautada no compromisso social para a comunidade acadêmica, local e regional, através da proteção ambiental e da geração de trabalho e renda, visto que os resíduos separados serão destinados aos catadores de materiais recicláveis e desviados dos aterros. 













       Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador

Nenhum comentário :

Postar um comentário