Pages

sexta-feira, 28 de março de 2014

Ações em municípios do COREDE Alto Jacuí divulgam o Fórum de Sustentabilidade

A semana foi de muita divulgação e articulação para a equipe de mobilização do IV Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí, que neste ano tem como tema Gestão Ambiental e Responsabilidade Social para o Desenvolvimento Regional. Na manhã de segunda-feira, dia 24 de março, o Prefeito de Boa Vista do Cadeado, Fábio Mayer Barasuol e as representantes da associação de artesãs do município, receberam a Professora Doutora da Unicruz, Elizabeth Fontoura Dorneles, que esteve acompanhada do Assessor de Comunicação, Diones Biagini, do Projeto Profissão Catador, patrocinado pela Petrobras e executado pela Unicruz, em parceria com o executivo municipal. 

Ainda pela manhã a caravana seguiu viagem a Boa Vista do Incra, quando conversaram com o Prefeito Gilnei Medeiros Barbosa, que esteve acompanhado da Primeira Dama, Gracieli Taetti Barbosa e do Secretário de Educação, Paulo Joarez de Freitas Mate. No período da tarde os convites de participação foram feitos para a assessoria do Prefeito de Ibirubá, Carlos Jandrey e a associação de artesanato da cidade. Ainda foram entregues convites ao chefe de gabinete do Prefeito de Colorado, Lirio Riva e para a Diretora de Meio Ambiente, Aline Pazinato. O encerramento da atividade ocorreu na cidade de Selbach, quando o Prefeito Sérgio Ademir Kuhn, acompanhado de sua Vice Prefeita, Stelamaris Gobbi, receberam os convites para participação e mobilização.

Já nesta quarta-feira, dia 26 de março, a visitação ocorreu à assessoria do Prefeito de Lagoa dos Três Cantos, Sérgio Antonio Lasch, a Secretária de Cultura, Estela Maris Schumann e ao Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Leomar Kempf. A seguir a caravana de mobilização seguiu a Não Me Toque, quando foram entregues convites à assessoria do Prefeito, Antônio Vicente Piva. O encerramento das atividades ocorreu em Tapera, quando a articulação foi recebida pela Secretária de Desenvolvimento, Délcia Maldaner, que esteve acompanhada da Diretora de Meio Ambiente, Paula Rizzi. A equipe de mobilização do Fórum de Sustentabilidade ainda encaminhou o material para os municípios de Salto do Jacuí, Cruz Alta, Santa Bárbara do Sul, Saldanha Marinho, Fortaleza dos Valos e Quinze de Novembro. Comunicando assim os 14 municípios que fazem parte do Conselho Regional de Desenvolvimento Alto Jacuí. 

O executivo de Júlio de Castílhos e Tupanciretã, que assim como o Salto do Jacuí, são parceiros na execução do Projeto Alinhavos e pontos no mapa regional para cerzir o tecido social: uma proposta intermunicipal de organização dos trabalhadores com resíduos sólidos, junto a Secretaria Nacional de Economia Solidária, também foram convidados para o IV Fórum de Sustentabilidade, além do município de Ijuí, que possuí associações de catadores.

A Professora Doutora da Universidade de Cruz Alta, Elizabeth Fontoura Dorneles, destacou que estas ações de divulgação, articulação e mobilização junto aos municípios do Corede Alto Jacuí, são fundamentais. “o Fórum de Sustentabilidade é um evento consolidado, que terá espaço tanto para debater as questões acadêmicas, quanto para mostrar as ações de desenvolvimento regional dos municípios, no âmbito da sustentabilidade e por isso é importante ter esse dialogo mais próximo dos Prefeitos”, afirma.


O Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador, conta que aproveitou o momento para fazer uma divulgação de duas atividades que fazem parte da programação do IV Fórum de Sustentabilidade, “conversamos com os responsáveis pelos setores de meio ambiente, para que consigam mobilizar os catadores individuais de suas cidades, para a participação, no II Encontro dos Catadores, que acontecerá no dia 9 de abril, às 15 horas. Também foram realizadas ações de divulgação, articulação e mobilização para a II Feira de Economia Solidária, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de abril”, divulga.


                        Doutora da Unicruz, Prefeito de Selbach, Vice- Prefeita e Assessor de Comunicação PPC
                        Secretário de Educação, Doutora da Unicruz, Prefeito de Boa Vista do Incra e Primeira Dama
                                Artesã, Prefeito de Boa Vista do Cadeado, Doutora da Unicruz
                                Visita à sede da Associação de Artesanato em Boa Vista do Cadeado
                                Secretário de Meio Ambiente de Lagoa dos Três Cantos e Doutora da Unicruz
                               Visita a Associação de Artesanato de Tapera
                            Secretária de Desenvolvimento de Tapera, Diretora de Meio Ambiente e Doutora da Unicruz

Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador. Foto na Prefeitura de Selbach: Jornalista Janaína Schiemer.

Nenhum comentário :

Postar um comentário