quinta-feira, 24 de março de 2016

Projeto da UNICRUZ inaugurou prédio em Júlio de Castilhos

O Projeto Extensionista da Universidade de Cruz Alta – Profissão Catador II, inaugurou no dia 22 de março, o prédio da Associação de Catadores de Júlio de Castilhos. Cerca de 100 pessoas participaram do ato. Esta é a sétima infraestrutura na região que o projeto disponibiliza para as catadoras e catadores. A solenidade de inauguração teve início às 15 horas, com a fala da Presidente da Fundação da Universidade de Cruz Alta, Enedina Teixeira, que trouxe um breve histórico do projeto, onde destacou a importância da captação de recursos para a execução do projeto, junto aos programas sociais da Petrobrás e SENAES.

A Prefeita de Júlio de Castilhos Vera Dalcin, disse que o executivo municipal não mediu esforços para ceder o terreno aos catadores. Na sequência a Presidente da Associação de Catadores de Júlio de Castilhos, Filomena Teles, se emocionou ao lembrar-se da história de luta do grupo de mulheres catadoras, que não tinham uma infraestrutura adequada para trabalhar. A faixa de inauguração foi descerrada. Após houve uma breve celebração do Padre Olinto Cremonese, que abençoou o local, trazendo uma fala sobre solidariedade, meio ambiente e reciclagem. As catadoras ainda disponibilizaram ao público, imãs com o contato da Associação. Também foi servido um coquetel. 

A catadora Presidente da Associação de Júlio de Castilhos e Monitora de Base do projeto, Filomena Teles, falou sobre as suas lembranças de 10 anos atrás, "faço essa reflexão e vejo que fizemos certo em não desistir dos nossos sonhos. Hoje temos um prédio adequado para recomeçarmos o nosso trabalho em uma estrutura adequada com cozinha, banheiros, escritório, prensa, balança e amplo espaço para a triagem dos resíduos”, emocionou-se.

Atualmente o Projeto Profissão Catador conta com 208 catadoras e catadores cadastrados, que desenvolvem suas atividades nas Associações de Cruz Alta (Bairro Acelino Flores, Funcionários e Jardim Primavera 2 e Planalto). Além da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tupanciretã, ainda neste mês, será inaugurado o prédio de Júlio de Castilhos.

O Projeto Profissão Catador II é incubado pela INATECSOCIAL da Unicruz, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, conveniado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Governo Federal e conta com a parceria dos municípios de Cruz Alta, Salto do Jacuí, Júlio de Castilhos e Tupanciretã.
















































































Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador II da UNICRUZ.

Nenhum comentário :

Postar um comentário