Pages

quarta-feira, 9 de março de 2016

Projeto da UNICRUZ inaugurou prédio em Tupanciretã

O Projeto Extensionista da Universidade de Cruz Alta – Profissão Catador II, inaugurou no dia 8 de março, o prédio da Associação de Catadores de Tupanciretã. Esta é a sexta infraestrutura na região que o projeto disponibiliza para as catadoras e catadores. A solenidade de inauguração teve início às 15 horas, com a fala da Presidente da Fundação da Universidade de Cruz Alta, Enedina Teixeira, que destacou a importância de uma boa articulação com o Poder Público. O Prefeito Municipal de Tupanciretã, Carlos Augusto Brum de Souza e o Secretário do Meio Ambiente, Luís Afonso Costa, agradeceram a UNICRUZ e disseram que este é o primeiro passo de uma longa caminhada.

Na sequência o Presidente da Associação de Catadores de Tupanciretã, Waldemar Maidana da Silva, relatou que depois do sonho concretizado, os catadores terão muito trabalho pela frente. A Monitora de Base de Tupanciretã, Caroline da Cruz, concluiu as falas, homenageando as mulheres catadoras no Dia Internacional das Mulheres, quando foi entregue uma flor. A seguir ocorreu uma apresentação musical dos músicos Regis Reis e Ana Carolina Silva, que trouxeram ao público clássicos da MPB e Nativismo.

Segundo a Monitora de Base, Caroline da Cruz, a sensação de ver a associação construída é muito boa, "fui criada em um lixão, acompanhei a trajetória da minha família na catação, hoje aos 18 anos tenho um local apropriado para trabalhar durante o dia e a noite estou estudando no Instituto Federal de Júlio de Castilhos, onde curso administração", sorri.

Atualmente o Projeto Profissão Catador conta com 208 catadoras e catadores cadastrados, que desenvolvem suas atividades nas Associações de Cruz Alta (Bairro Acelino Flores, Funcionários e Jardim Primavera 2 e Planalto). Além da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tupanciretã, ainda neste mês será inaugurado o prédio de Júlio de Castilhos. 

O Projeto Profissão Catador II é incubado pela INATECSOCIAL da Unicruz, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, conveniado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Governo Federal e conta com a parceria dos municípios de Cruz Alta, Salto do Jacuí, Júlio de Castilhos e Tupanciretã.

































































































Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador II da UNICRUZ.

Um comentário :

  1. UNICRUZ - Universidade parceira do desenvolvimento regional, Tupanciretã te agradece.

    ResponderExcluir