Pages

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Equipe participou da Oficina Interestadual da SENAES/PRÓ-CATADOR

O Projeto Profissão Catador II, participou nos dias 30 e 31 de março, da oficina interestadual SENAES/PRÓ-CATADOR – Articulação de Entidades Parceiras. A atividade organizada pelo Projeto Articula(Ação) UNITRABALHO de Brasília, ocorreu na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em Porto Alegre.

A oficina ministrada pela contadora da Cooperativa Cata Paraná, Rejane Paredes, abordou aspectos tributários fiscais e formalização de redes e cooperativas. Segundo o Administrador do Projeto, Leonardo Borges, o conteúdo abordado de forma prática, nesta oficina esclarecedora, atendeu as expectativas do projeto que pretende implementar na região, uma cooperativa de segundo grau.

A catadora, monitora de base do Jardim Primavera 2, Simone Rodrigues, relatou que vai passar para o grupo o aprendizado adquirido na oficina, "o grupo vai saber como funciona uma cooperativa". Também participaram do evento, a coordenadora do Projeto Profissão Catador II, Rozali Araújo e a Presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta, Enedina Teixeira.

O objetivo da iniciativa foi o de subsidiar a gestão e formalização de empreendimentos e redes de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis aprofundando a profissionalização dos trabalhadores e a capacidade técnica dos empreendimentos e redes de cooperação, buscando debater aspectos tributários e articulá-los às estratégias da Política Nacional de Resíduos Sólidos e das ações de “Fomento para a Organização e o Desenvolvimento de Cooperativas atuantes com Resíduos Sólidos”.

O Projeto Profissão Catador II, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental é executado pela Unicruz, conveniado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Governo Federal e conta com a parceria dos municípios de Cruz Alta, Salto do Jacuí, Júlio de Castilhos e Tupanciretã.





   Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador II

Nenhum comentário :

Postar um comentário