Pages

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A Transformação do lixo em riqueza



O Brasil está se voltando para a resolução de um problema antigo, a falta de coleta de lixo.
Santo André no ABC Paulista, é um exemplo da Gestão nesse setor. As 1000 toneladas diárias de lixo que a cidade produz são coletadas por 31 caminhões – onze deles só para recicláveis. Os veículos são monitorados por GPS para que nenhuma casa fique fora da varredura. Isso garante 100% de coleta – sempre seletiva, sempre porta a porta, um fato raro no país. Para Atingir esse patamar, Santo André teve que reciclar em primeiro lugar, seu modelo de tratamento de resíduos. Em 2000, ligações telefônicas automáticas informavam aos moradores o dia e a hora em que cada tipo de lixo seria recolhido. A população aderiu e passou a separar materiais. Hoje, duas cooperativas selecionam 15% dos resíduos secos e vendem para reciclagem. Até o ano que vem, a meta é chegar a 30%. O aterro para onde segue o lixo orgânico também é eficiente: tudo o que chega é enterrado. Dois piscinões contêm o chorume, o líquido escuro produzido pela decomposição desse tipo de sujeira, e grandes escapamentos foram instalados para evitar que o gás metano – também resultado da decomposição – se acumule embaixo da terra. Com isso o impacto ambiental é controlado. O plano é produzir Etanol a partir da esterilização do lixo.
Como exemplo de situação oposta, é citada a cidade de Santarém no Pará, que possui o pior índice de coleta e tratamento de resíduos sólidos mais precários do país.
Para atingir o exemplo de Santo André, a população precisa exigir dos governantes, além da manutenção dos investimentos, o início de um programa de reciclagem. Só assim o lixo recolhido vai se transformar em riqueza.

LIXO
(população atendida pela coleta)
As melhores
As piores
Santo André (SP)...........100%
Santarém (PA).................75%
Taboão da Serra (SP)....99,9%
Marabá (PA).................78,5%
Barueri (SP)...................99,9%
Caucaia (CE)..................82,5%
Americana (SP) )...........99,9%
Petrolina (PE)...............88,7%
Joinville (SC) )...............99,8%
Belford Roxo (RJ)..........88,7%

Resumo de matéria da Revista Veja - edição de 2 de novembro de 2011

Nenhum comentário :

Postar um comentário