Pages

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Projeto Profissão Catador Participa do "Grandes Encontros da Economia Solidária" em Porto Alegre

Debater e apresentar para a sociedade a diversidade das experiências de desenvolvimento promovidas pela Economia Solidária foi o objetivo do "Grandes Encontros da Economia Solidária", promovido pela Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa- Sesampe em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado, que aconteceu de 08 a 10 de novembro, em Porto Alegre. O evento foi dividido em três seminários: Encontro Estadual de Empreendimentos Econômicos Solidários, Economia Solidária: Mulheres Transformando a América Latina e Economia Solidária: Estratégia de Desenvolvimento. 


A Universidade de Cruz Alta e o Projeto Profissão Catador se fizeram representar neste evento através da participação do catador Cristiano da Rosa da Associação do Bairro dos Funcionários, que interagiu com os demais participantes trocando ideias e experiências. 



O Encontro Empreendimentos Econômicos, avaliou os rumos das ações e aprofundou estratégias de organização ao fortalecimento dos empreendimentos solidários, ocorrendo na terça-feira (08/11), na Igreja da Pompeia, localizada na rua Barros Cassal, 220. No evento, com início às 8h30min e se estendeu por todo o dia, os setores produtivos discutiram as propostas de construção coletiva nos seguimentos envolvidos: agricultura familiar, artesanato, alimentação, confecções, construção civil, habitação, reciclagem e serviços. 

O segundo encontro analisou, discutiu, aprofundou e avaliou as ações desenvolvidas pelas mulheres da economia solidária, que são empreendedoras, promovem o desenvolvimento local e constroem essa economia que transforma a América Latina. A abertura deste seminário foi às 13h30min, na quarta-feira (09/11), no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado. 

O terceiro seminário teve como finalidade provocar a sociedade para que incorpore essa nova estratégia, que irá promover mudanças de paradigmas e de posturas perante a produção e consumo. O evento, que aconteceu na quinta-feira (10/11), abriu às 8h30min, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado, com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde; do secretário da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki; da secretária de Política para as Mulheres, Márcia Santana e do representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Antônio Haroldo Mendonça. 

A economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Preconiza o entendimento do trabalho dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão das relações do trabalho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário