Pages

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Catadores participaram do Seminário Internacional de Educação do MERCOSUL

Na tarde desta quarta-feira, dia 17 de junho, no Clube Arranca, os catadores (as) do Projeto Profissão Catador II, assistiram a palestra - "Educação e Diversidade: prática curricular e pedagógica", a qual foi ministrada pela Drª. Cláudia Pereira Dutra – MEC. Após o evento organizado pela Unicruz, o grupo acompanhado da equipe técnica do projeto e da Docente Luiza Pieniz, reuniram-se com a palestrante no Café de Minas, onde divulgaram os materiais do Profissão Catador, a vassoura pet, o avental de jeans reciclado, o folder e a cartilha do Profissão Catador – Cruzaltino.

Ao observar os materiais do projeto e os relatos dos catadores, a Assessora da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Cláudia Pereira Dutra, destacou que o projeto, com a ação da cartilha de educação ambiental, faz uma relação escola e comunidade, onde a comunidade ensina a escola, mostrando os saberes fora do contexto escolar, que devem ser incorporados e disseminados. Ela ainda disse que os depoimentos que escutou no encontro demonstram que os catadores (as) saem de uma situação de preconceito de rejeição para uma condição de sujeitos que buscam a partir do trabalho, o sustento da família, a dignidade e o acesso a outros serviços, que fomentam a questão da cidadania.

O Projeto Profissão Catador II, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental é executado pela Unicruz, conveniado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Governo Federal e conta com a parceria dos municípios de Cruz Alta, Salto do Jacuí, Júlio de Castilhos e Tupanciretã.


 












Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador II da Unicruz.

2 comentários :

  1. Isso ai, comissão de cordenadores e presidente de associação, com a prof,claúdia pereira dutra do mec.e com isadora e rozali e o nosso grande jornalista diones do frofisso catador.

    ResponderExcluir
  2. Isso ai, comissão de cordenadores e presidente de associação, com a prof,claúdia pereira dutra do mec.e com isadora e rozali e o nosso grande jornalista diones do frofisso catador.

    ResponderExcluir