Pages

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Professor de Instiruição Argentina visita o Projeto Profissão Catador




No último 09 de maio, o Projeto Profissão Catador recebeu a visita do professor Juan Carlos Godoy, da Fundacion para elDesarrollo Humano y el Ambiente, localizada em Posadas, na Argentina.  A visita teve como objetivo, conhecer o projeto de extensão e o trabalho deste grupo de trabalhadores .
A visita se deu em 2 momentos, onde o primeiro ocorreu na parte de manhã, onde a coordenadora do projeto, professora Isadora, descreveu a trajetória do projeto desde o seu início, até tomar a proporção que alcançou atualmente.
À tarde, o professor Juan Carlos, seguiu acompanhado da assistente social Lidia e da monitora Tamara para uma visita às duas associações de catadores existentes no munícipio.

A visitação iniciou na associação do bairro dos Funcionários – ACCA, onde a presidente, a catadora Maria Amélia, demonstrou o método de trabalho, a forma de separação dos recicláveis e os tipos de materiais que são comercializados. O professor Juan Carlos, ficou impressionado com a variedade de classificações de plásticos e papéis que devem ser prensados separadamente, e após, foi feita a demonstração do método de produção de fardos no maquinário da associação.

 Maria Amélia, relatou ao professor que a diferenciação desses materiais foi ensinada a eles através de capacitações realizadas pelo Projeto Profissão Catador e visitas aos grandes compradores de recicláveis e com isso os catadores conseguiram aumentar a qualidade e o valor da produção.

As catadoras demonstraram bastante disposição em falar sobre esta profissão da qual se orgulham. 


Após, o professor Juan Carlos, conheceu a associação do bairro Acelino Flores – ARCA, onde o foco da visitafoi o método de separação dos materiais, que é feito nas mesas de triagem e em quais produtos as matérias-primas irão resultar após o processamento.  A catadora Dirce, que também é artesã, demonstrou as suas criações a partir de recicláveis, como os copos de garrafa longneck, chapéus de caixas longa-vida, entre outros, os quais ela também comercializa.



Os catadores associados gostaram da experiência de poder compartilhar os seus conhecimentos em seu próprio local de trabalho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário