quinta-feira, 23 de maio de 2013

Benefícios da Coleta Seletiva e reciclagem


A coleta seletiva é uma prática que vem sendo cada vez mais difundida entre as nações. O Brasil tem feito um esforço para se adequar a reciclagem. Apesar disso, apenas cerca de 10% das cidades brasileiras já aderiram à prática.
Estudos do IBGE indicam que somente 22 milhões dos brasileiros têm acesso aos programas municipais de coleta seletiva, o que representa apenas 18% da população local.
Apesar da maioria da população não ter acesso à coleta seletiva em seu município, alguns materiais têm uma porcentagem grande de reciclagem, como é o caso das latas de alumínio, em que 90% do total produzido é reciclado, o que muito se deve aos catadores que vendem este resíduo para cooperativas e indústrias, aumentando a sua renda. Porém, outros produtos têm uma média de reciclagem de apenas 50%, justamente pela falta de coleta seletiva.
Vale ressaltar que a forma como o descarte dos resíduos sólidos é realizado influência no processo da reciclagem. Dependendo do método utilizado, fica difícil de reciclar o material. A separação dos resíduos nos lares é uma forma simples que já garante bons resultados. É essencial separar os materiais secos (plásticos, vidros, papelão, etc.) dos úmidos (orgânicos, como resto de comida).
O lixo reciclado no Brasil aumenta ano a ano, hoje, estima-se que 15% dos resíduos gerados nas cidades são reciclados. O setor movimenta uma média de R$ 12 bilhões por ano, porém o país perde cerca de R$ 8 bilhões por não reciclar alguns materiais, que são direcionados aos aterros e lixões das cidades.
Há diversos benefícios da coleta seletiva e da reciclagem, como a preservação do meio ambiente, das florestas e da água, reduzindo a extração dos recursos naturais. Além da menor poluição do solo, da água e do ar, melhora a limpeza da cidade e até a prevenção de enchentes.
Como benefícios econômicos, podemos citar a diminuição de desperdícios, menos custos com produção, menor gasto com limpeza urbana, além de geração de empregos e renda por meio da reciclagem.
Apesar de a reciclagem ser cada vez mais difundida, é necessário um trabalho amplo de divulgação e implantação de novos projetos e um comprometimento de toda a população. O mundo está cada vez mais preocupado em adotar atitudes sustentáveis e a reciclagem é uma ótima solução para alguns dos problemas atuais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário