Pages

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Roupa reciclada na alta costura

“Eu reviro lixo – algo que as pessoas querem empurrar para longe e não pensar mais nisso – e transformo em algo elegante”, conta Nancy Judd. Ela começou a entidade de educação ambiental chamada de Passarela Reciclada, em 2007 e passou a criar roupas da moda a partir de material reciclado, captando assim a atenção da mídia e, consequentemente, de milhões de pessoas.

Cada uma de suas obras é uma peça única de arte que leva entre 100 e 450 horas para ser confeccionada, mas dura pelo menos 100 anos e inspira o público para reduzir seu impacto sobre o meio ambiente.

Nancy Judd cresceu em Portland, Oregon, e embora já costurasse e desenhasse roupas e jóias desde pequena, ela nunca se sentiu atraída para a indústria da moda. “Ela cria uma enorme quantidade de resíduos, e ainda há várias questões de justiça social”, diz.

De fato, ela recusou um lugar no reality show Project Runway, porque diz estar perfeitamente feliz com seu próprio projeto, Passarela Reciclada. Nancy tem trabalhado na área de reciclagem por um longo tempo, mas foi através da moda que ela conseguiu atrair a atenção das pessoas e transmitir importantes mensagens ambientais para o mundo.

A cada temporada, Passarela Reciclada cria belos vestidos de alta costura amigos do meio ambiente a partir de materiais reciclados, como latas de refrigerante usadas, correspondência velha e fitas cassetes antigas. Nancy espera inspirar as pessoas a mudar suas decisões sobre comida, consumo, transporte, reciclagem e reutilização.

 

Vestido reciclado de fitas cassetes velhas
Vestido feito com parafusos enferrujados
 
Vestido de cacos de vidro

Vestido de folders e propagandas descartadas
 
 
 


2 comentários :