Pages

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sexta-feira tem coleta de recicláveis no Carnaval do Arranca

Os catadores do Projeto Profissão Catador, patrocinado pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras e executado pela Unicruz, em parceria com o executivo municipal, farão a coleta dos materiais recicláveis durante o carnaval do Clube Arranca, que iniciará nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro. O recolhimento também segue nos dias, 01, 02 e 03 de março.

Segundo o Presidente do Clube Arranca, Wilson Hoffmeister Jr, o fechamento desta parceria é muito importante, por causa da consciência ecológica que o clube possui em reciclar o que sobra na agremiação, como latas de alumínio, garrafas pets entre outros, “é muito interessante que se possa transformar esses materiais trazendo-os novamente como outras coisas úteis da sociedade”, comenta.

O Presidente ainda ressalta que esta parceria atenderá as expectativas do Clube Arranca e do Projeto Profissão Catador, “pelo lado do clube teremos um ambiente mais limpo, durante o evento, ao mesmo tempo, que proporciona trabalho e  renda aos catadores. Todo mundo saí ganhando, inclusive a natureza”, salienta.

A catadora do Bairro Acelino Flores, Dirce Budke, relata que esta parceria vai beneficiar cada um dos associados do Projeto Profissão Catador, “teremos que trabalhar da melhor forma e fazer a nossa parte. O clube tem a sua organização e consciência ambiental e o fechamento desta parceria não poderia ter sido melhor”, diz.



      Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Coleta Seletiva Solidária será ampliada na Unicruz

A equipe da CSS - Coleta Seletiva Solidária da Universidade de Cruz Alta reuniu-se recentemente na Unicruz Centro, para planejar algumas ações de ampliação da coleta no campus da instituição. Estiveram presentes no encontro, a Coordenadora da CSS – Coleta Seletiva Solidária, Isadora Virgolin, a Coordenadora do Curso de Comunicação da Unicruz, Fabiana Iser, o Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador, Diones Biagini e o Acadêmico de Direito da Unicruz, Cleiton Lixieski Sell.

Durante a reunião ficou definido que a primeira atividade da CSS em 2014, acontecerá no dia 11 de março, a partir das 19 horas e no dia 12 de março, às 14 horas, quando será lançada oficialmente a ampliação da Coleta Seletiva no Campus da Unicruz. No último encontro a Coordenadora do Curso de Comunicação, Fabiana Iser, teve a ideia de fazer uma atividade de conscientização e orientação junto aos alunos nas salas de aulas, “podemos levar o super seletivo, materiais publicitários e fazer uma interação rápida com os alunos”, disse.

Serão colocadas junto às salas de aulas, mais de 200 lixeiras nas cores azul e laranja, com setas indicativas para o destino correto dos resíduos recicláveis e Biodegradáveis. Além disso, também serão implantadas 3 lixeiras específicas para o descarte da erva mate e borra de café. 

A Coordenadora do projeto de extensão da Unicruz, Isadora Virgolin, destaca que a ampliação da CSS, será muito importante, uma vez que a comunidade acadêmica terá mais lixeiras disponíveis com orientação para o descarte correto dos resíduos, “também serão colocados adesivos de conscientização em cima dos quadros na salas de aulas, para chamar a atenção dos acadêmicos sobre a disponibilidade de lixeiras para o descarte correto na Universidade, bem como da responsabilidade que cada um tem com a Coleta Seletiva Solidária”, conta.

O Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador, Diones Biagini, relata que os materiais publicitários que serão colocados no campus, trarão boas consequências, “hoje, por exemplo, a universidade conta com amassadores de latas, que terão adesivos indicativos para que a comunidade acadêmica possa facilitar o trabalho dos catadores de recicláveis das associações de Cruz Alta, gerando mais trabalho e renda para suas famílias”, comenta. Ele ainda conta que o DCE da Universidade de Cruz Alta será parceiro nestas ações de conscientização e orientação da CSS junto a comunidade acadêmica, "nada melhor que o Diretório Central dos Estudantes para dialogar com os estudantes sobre a importância da coleta seletiva no campus", diz. 

A atividade de ampliação da CSS também prevê a colocação de 3 adesivos grandes em pontos estratégicos de visibilidade e grande fluxo de pessoas, com o objetivo de chamar a atenção dos acadêmicos, funcionários e professores para a existência da coleta da Unicruz, através de peças publicitárias atrativas.

A CSS - Coleta Seletiva Solidária na Universidade de Cruz Alta é um projeto do Programa Institucional de Bolsa e Extensão (PIBEX). Essa proposta é pautada no compromisso social para a comunidade acadêmica, local e regional, através da proteção ambiental e da geração de trabalho e renda, visto que os resíduos separados serão destinados aos catadores de materiais recicláveis e desviados dos aterros.





      Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Catadores coletaram 103,6 quilos de materiais recicláveis durante a Escolha da Corte Intermunicipal do Carnaval 2014

No último sábado, dia 15 de fevereiro, durante a Escolha da Corte Intermunicipal do Carnaval 2014, que ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes, os catadores do Projeto Profissão Catador, patrocinado pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras e executado pela Universidade de Cruz Alta, em parceria com o poder executivo municipal recolheram 6000 latinhas, que totalizaram 62 quilos. Além das latas também foram recolhidos 41,6 quilos de garrafas pet e plásticos cristais. O total da coleta chegou a 103,6 quilos de materiais recicláveis.

O Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador, Diones Biagini, conta que nos últimos 3 eventos organizados no Ginásio Municipal, os catadores puderam arrecadar mais de 220 quilos de materiais recicláveis, “a expectativa do projeto é que nas noites do carnaval 2014, esse número aumente ainda mais”, diz.

A catadora do Bairro Acelino Flores, Dirce Budke, conta que que o recolhimento começou a ser feito por volta da meia noite se estendendo até às 6 horas da manhã de domingo, “o pessoal da CIDUSA e da LESCA vão nos incentivando durante o recolhimento, a Coleta Seletiva Solidária do Município também vem nos apoiando. Vamos trabalhando e  fazendo amizades com quem trabalha e assiste o carnaval”, concluí.

Conforme o Presidente da Liga das Escolas de Samba, Roni Max de Amorim, a Lesca esta muito contente com esta parceria, “os catadores recolheram todo o material reciclável do local e isso é bom para todos”, acrescenta.

Outras atividades de recolhimento de recicláveis estão sendo programadas para os dias 15 e 16 de março, quando acontecerá o Desfile das Escolas de Samba de Cruz Alta no Carnaval 2014, que neste ano será no Parque Integrado de Exposições de Cruz Alta. 



      Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Profissão Catador: Catadores farão a coleta de recicláveis no Carnaval do Clube Arranca – Demanda semanal dos resíduos sólidos do clube também será encaminhada para as associações

Na tarde da última quinta-feira, dia 13 de fevereiro, a equipe do Projeto Profissão Catador, patrocinado pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras e executado pela Unicruz, em parceria com o executivo municipal, assinou um termo de compromisso com o Clube Arranca. 

Durante o encontro na sede do clube, estiveram presentes o Presidente do Clube Arranca, Wilson Hoffmeister Jr, o Gerente Administrativo Aécio Galiza Magalhães, a Catadora da Associação dos Catadores do Bairro Acelino Flores, Dirce Budke, o Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador, Diones Biagini e o Monitor, Maryo Cunha.

Na ocasião ficou definido que os catadores farão o recolhimento dos materiais recicláveis durante o tradicional Carnaval do Clube Arranca, que neste ano acontecerá, no dia 28 de fevereiro, 01, 02 e 03 de março. No encontro também foi firmada uma parceria que prevê a coleta semanal dos resíduos sólidos do clube, pois durante a temporada das piscinas a demanda no local é grande.

Segundo o Presidente do Clube Arranca, Wilson Hoffmeister Jr, o fechamento desta parceria é muito importante, por causa da consciência ecológica que o clube possui em reciclar o que sobra na agremiação, como latas de alumínio, garrafas pet entre outros, “é muito interessante que se possa transformar esses materiais trazendo-os novamente como outras coisas úteis da sociedade”, comenta.

O Presidente ainda ressalta que esta parceria atenderá as expectativas do Clube Arranca e do Projeto Profissão Catador, “pelo lado do clube teremos um ambiente mais limpo durante o evento, ao mesmo tempo, que proporciona trabalho e renda aos catadores. Todo mundo saí ganhando, inclusive a natureza”, salienta.

O Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador, Diones Biagini, conta que foi procurado pela direção do clube, que teve interesse em fechar esta parceria após ter acompanhado pela imprensa, o trabalho que o projeto vem realizando, “a cada dia que passa as empresas e agremiações vem se preocupando cada vez mais em dar um destino correto para os materiais recicláveis e isso é fundamental para o crescimento sustentável da região”, afirma.

A Catadora do Bairro Acelino Flores, Dirce Budke, relata que esta parceria vai beneficiar cada um dos associados do Projeto Profissão Catador, “teremos que trabalhar da melhor forma e fazer a nossa parte. O clube tem a sua organização e consciência ambiental e o fechamento desta parceria não poderia ter sido melhor”, diz.






      Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Sábado tem a terceira etapa da coleta de recicláveis durante a Escolha da Corte Intermunicipal do Carnaval 2014

Os catadores do Projeto Profissão Catador, patrocinado pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras e executado pela Unicruz, em parceria com o poder executivo municipal farão o recolhimento dos materiais recicláveis durante a Escolha da Corte Intermunicipal do Carnaval 2014, que acontecerá neste sábado, dia 15 de fevereiro, no Ginásio Municipal de Esportes de Cruz Alta. 

O Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador, Diones Biagini, conta que na segunda edição da parceria com a LESCA e Secretaria de Cultura e Turismo, foram recolhidas cerca de 3500 latinhas, que totalizaram 50 quilos, “estamos indo para a terceira etapa de uma parceria que deu certo”, destaca.

Conforme o Presidente da Liga das Escolas de Samba, Roni Max de Amorim, este evento de sábado é intermunicipal e por isso a expectativa de público é grande, “a consequência disso é que os catadores terão bastante material reciclável para recolher”, disse.

Outras atividades de recolhimento de recicláveis estão sendo programadas para os dias 15 e 16 de março, quando acontecerá o tradicional desfile das escolas de samba do Carnaval 2014, que neste ano será realizado no Parque Integrado de Exposições de Cruz Alta. 






Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Projeto Profissão Catador: Catadores receberam 400 quilos do Banco de Alimentos

Na tarde da última terça-feira, dia 11 de fevereiro, os catadores do Projeto Profissão Catador, patrocinado pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras e executado pela Unicruz, em parceria com o executivo municipal, receberam 400 quilos de gêneros alimentícios do Banco de Alimentos. A entrega foi feita na sede da entidade no Bairro São Miguel e tem acontecido uma vez por mês.

A assistente social do Projeto Profissão Catador, Tamara Rocha, conta que 24 famílias são beneficiadas com as cestas básicas, que foram doadas aos catadores do Bairro Acelino Flores, Funcionários e Jardim Primavera 2, “o principal critério para ser contemplado com a sacola de alimentos é estar trabalhando nas associações do projeto, com cadastro em vigor por mais de 30 dias”, comenta.

O catador do Bairro dos Funcionários, Claudio Marcelino Quevedo da cunha, conta que durante o ato de entrega junto ao Banco de Alimentos, outras entidades cadastradas como a Escola de Educação Especial Santo Antonio também receberam cestas básicas, “percebi que o pessoal estava precisando de ajuda para carregar os alimentos até o veículo na frente do banco, então resolvi dar uma força, pois temos que ajudar um ao outro. As instituições se ajudam e isso é muito bom”.

A catadora Dirce Budke, diz que essa parceria entre o Banco de Alimentos e o Projeto Profissão Catador é excelente, pois atende e gratifica a quem precisa, “os catadores cadastrados sabem que podem contar com essa sacola de alimentos, que complementa os outros benefícios adquiridos com a reciclagem”, comenta.

O gerente de distribuição do Banco de Alimentos, Jair Lovato, relata que a parceria com o Projeto Profissão Catador deu muito certo, “enxergamos este projeto com muito bons olhos, pois já se passaram mais de 3 anos que somos parceiros. Hoje saiu daqui arroz, feijão, farinha, suco integral, milho verde, moranga, entre outros itens que beneficiaram as famílias dos catadores”.












  
     
      Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Profissão Catador desenvolveu atividades de educação ambiental junto aos colaboradores da Construtora Cattaneo

A equipe do Projeto Profissão Catador patrocinado pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras e executado pela Universidade de Cruz Alta em parceria com o poder público municipal, realizou nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de fevereiro, uma visita de orientação em duas obras da Construtora Cattaneo, no edifício Riserva Milano, na Rua Barão do Rio Branco 1575 e no Piazza di Napoli, localizado na Rua General Felipe Portinho número 551. 

O objetivo da ação foi o de desenvolver uma atividade junto aos colaboradores da construtora, oportunizando acesso as questões de conscientização ambiental, destacando a importância da separação e do beneficiamento dos recicláveis que geram trabalho e renda para os catadores do projeto.

No encontro os trabalhadores da construção civil, também receberam um breve relato do trabalho que o Projeto Profissão Catador vem desenvolvendo nas associações de catadores do Bairro Acelino Flores, Funcionários e Jardim Primavera 2. 

O Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador, Diones Biagini, relata que atualmente os catadores recebem materiais recicláveis da Coleta Seletiva Solidária e das doações das empresas parceiras, “grandes demandas como a das obras da Cattaneo motivam ainda mais o trabalho dos catadores”, diz.

Segundo Ana Luiza Cattaneo, Administradora e Marketing da Construtora, esta parceria é fundamental, pois a empresa tem um grande volume de resíduos sólidos, que terão um destino correto, através do Projeto Profissão Catador, “é importante conscientizarmos os nossos funcionários, para que possamos abordar as questões de sustentabilidade em prol do meio ambiente. Temos a obra do Riserva Milano, que esta iniciando e a do Piazza di Napoli, que esta em fase de estrutura”, comenta.

O mestre de obras do Piazza di Napoli, Adroaldo Gonçalves, relata que a realização desta atividade junto aos trabalhadores é muito importante, pois conscientiza os mesmos, “esta iniciativa mostrou a todos colaboradores, o quanto é importante separar os recicláveis para ajudarmos o trabalho dos catadores, que receberão uma grande demanda semanal, que vai facilitar o nosso trabalho aqui na obra”, diz.

A catadora do Bairro Acelino Flores, Dirce Budke, participou da atividade e diz estar contente em poder divulgar como funciona o seu trabalho, “este é um momento no qual podemos levar conhecimento sobre a importância da preservação do meio ambiente e do que pode ser gerado com as doações das empresas”, salienta. 

Na ocasião, o Monitor do Projeto Profissão Catador, Maryo Cunha, deixou 3 big bags (sacolas grandes) no local e explicou quais materiais que fazem parte do cotidiano da obra e que poderão ser reciclados, "papelão, sacos plásticos, sacos de cimento, pontas de canos de metal e de plástico, embalagens e garrafas pets, podem ser separados no local", acrescenta. 

Na próxima semana o caminhão do Projeto Profissão Catador já começará a fazer o recolhimento dos materiais recicláveis na obra do Piazza di Napoli. Na construção do Riserva Milano a intensão do projeto é fazer a coleta a cada quinze dias.

Não existe nenhum custo para as empresas interessadas em fazer doações de materiais recicláveis para as associações do Projeto Profissão Catador. Os futuros parceiros podem obter mais informações pelo telefone 33228400 ou pelo email: profissaocatador@gmail.com



















     Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Projeto Profissão Catador: Consultório Odontológico fará doação de recicláveis para as associações de catadores

A equipe do Projeto Profissão Catador, patrocinado pela Petrobras e executado pela Universidade de Cruz Alta em parceria com o poder executivo municipal, assinou na última quarta-feira, dia 05 de fevereiro, um termo de parceria ambiental e de geração de trabalho e renda, com o Consultório Odontológico dos Cirurgiões Dentistas, Alexandre Carpes de Oliveira, Grazieli Carpes, Antonio Oliveira e Ângela Portinho Carpes.

Durante o encontro no consultório, localizado na Rua Mariz e Barros 182, ficou acordado com os dentistas que o recolhimento dos materiais recicláveis do local serão recolhidos pelo caminhão do Projeto Profissão Catador, uma vez por mês.

De acordo com o Dentista Antonio Oliveira, além dos recicláveis que saem do consultório como caixas de papelão das luvas, dos equipamentos dentários e sacos plásticos, também serão encaminhados as associações, os materiais das residências dos dentistas, “assim como eu, todos os outros colegas de trabalho realizam a separação correta dos recicláveis em suas casas e dessa forma estaremos aumentando a demanda de materiais com destino correto, agregando mais renda aos catadores”, comenta.

O material que for coletado através desta parceria será encaminhado para as Associações de Catadores do Bairro Acelino Flores, Funcionários e Jardim Primavera 2. Não existe nenhum custo para as empresas, consultórios, escritórios e entidades interessadas em serem parceiras do Projeto Profissão Catador. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 33228400 ou pelo email profissaocatador@gmail.com


     
    Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Catadores recolheram 50 quilos de materiais recicláveis durante a Mostra de Sambas Enredos 2014

No último sábado, dia 01 de fevereiro, durante a Mostra de Sambas Enredos 2014, que ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes de Cruz Alta, os catadores do Projeto Profissão Catador, patrocinado pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras e executado pela Universidade de Cruz Alta, em parceria com o poder executivo municipal recolheram cerca de 3500 latinhas que totalizaram 35 quilos. Além das latas também foram recolhidos 15 quilos de sacos cristais. O total da coleta chegou a 50 quilos de materiais recicláveis.

O Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador, Diones Biagini, conta que nesta segunda edição da parceria com a LESCA e Secretaria de Cultura e Turismo, o público estava bem adaptado com a questão do recolhimento durante o evento, “tanto os foliões, quanto os catadores estão muito satisfeitos com esta parceria, pois existe uma grande integração popular que vem gerando trabalho e renda as famílias dos catadores”, diz.

A catadora do Bairro Acelino Flores, Dirce Budke, relata que o recolhimento começou a ser feito por volta da meia noite se estendendo até às 6 horas da manhã de domingo, “a gente recolhia o material e encaminhávamos para o caminhão da Coleta Seletiva Solidária do Município, que colaborou com esta iniciativa”, concluí.

Conforme o Presidente da Liga das Escolas de Samba, Roni Max de Amorim, a Lesca esta muito contente com esta parceria, “os catadores recolheram todo o material reciclável do local e isso é bom para todos”, acrescenta.

Outras atividades de recolhimento de recicláveis estão sendo programadas para o dia 15 de fevereiro, quando acontecerá a Escolha da Corte Intermunicipal, no Ginásio Municipal de Cruz Alta e durante o Carnaval 2014, que será no Parque Integrado de Exposições de Cruz Alta, nos dias 15 e 16 de março.












Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador